A transformação digital está em pleno vigor e suas ferramentas estão cada vez mais sendo amplamente utilizadas pelas empresas em vários setores. Uma dessas ferramentas é a automação robótica de processos.
Os processos automatizados aceleram a produtividade e reduz os custos em empresas que se adequam a esses novos processos. Mas esses são só alguns dos benefícios.
Hoje vamos falar sobre o RPA, quais são os principais desafios em seu processo de implementação e quais os 3 principais benefícios ao fazer a sua instalação.
O que você vai ver neste post?
- O que é automação robótica de processos?
- Robôs na automação robótica
- Implantação de um RPA
- Desafios da automação de processos robóticos
- 3 benefícios da automação robótica de processos nas empresas
- Aumento da produtividade
- Redução de custos
- Segurança dos dados
Conheça agora tudo sobre automação robótica de processos!
O que é automação robótica de processos – RPA?
A Automação Robótica de Processos (RPA) é a utilização de robôs na execução de tarefas consideradas repetitivas e antes eram realizadas por pessoas.
Com a revolução industrial, a produção passou a ser mais automatizada e melhorou muitos processos que eram realizados de forma manual em pequenas oficinas em meados do século XVIII, mas daquele tempo para cá, muita coisa mudou.
Seja na fabricação de roupas ou na montagem de veículos, não são mais necessárias tantas pessoas para realizar tarefas tão repetitivas. Mas entenda uma coisa importante: os robôs que estamos falando são robôs digitais, ou seja, eles vão além desses processos mecânicos.
Robôs na automação robótica
Os robôs (bots) são utilizados em processos que ocorrem no mundo digital, logo quando falamos de automação robótica de processos estamos nos referindo diretamente a processos como:
- Geração de relatórios, realização de cálculos e controle de estoques de mercadorias;
- Monitoramento do processo de produção na indústria;
- Inserção de dados e processamento de documentos;
- Gerenciamento de e-mail e atendimento ao cliente;
- Conferência de cargas, reconhecimento de notas fiscais e outros.
Esses robôs podem funcionar de forma assistida ou não assistida. De forma assistida, eles precisarão ter a supervisão de uma pessoa ou podem ser acionados por um sistema e são utilizados para tarefas mais simples.
Os robôs não assistidos, são aqueles que funcionam sem precisar de supervisão humana e podem ser executados de forma programada. Basicamente, eles são responsáveis pela manipulação de uma grande quantidade de dados.
Com base nesses processos é possível verificar que a automação pode ser encontrada em diversos setores das empresas, desde carga e descarga de mercadorias, até o setor de marketing.
Digamos que você possua um RPA na sua indústria, com ele, você não precisa mais conferir as mercadorias do estoque de forma individual, basta que por meio de leitura óptica um robô identifique todas as cargas recepcionadas e lance automaticamente no estoque a mercadoria recebida.
Veja agora como funciona o processo de implantação de um RPA em uma empresa.
Implantação de um RPA
Para a implantação de um RPA geralmente são seguidos os seguintes passos:
- Inicialmente é necessário que os desenvolvedores dos processos na empresa, façam um relatório das tarefas que o RPA pode fazer de acordo com a sua operação;
- Com o apoio de um sistema de gerenciamento de robôs são feitas as devidas atribuições e monitoramento das tarefas indicadas pelo desenvolvedor;
- Então são instalados os aplicativos em que haverá a interação entre as pessoas usuárias do sistema e os robôs;
- Com as informações devidamente compartilhadas entre os robôs e as pessoas, os programas são utilizados de forma interativa para que as tarefas sejam cumpridas de forma harmoniosa;
- É nesse momento que vão aparecer as falhas de sistema, e então os usuários poderão corrigir as falhas para que o sistema funcione perfeitamente.
Parece fácil, mas não é. Veja agora como a implantação de um sistema RPA pode enfrentar grandes desafios durante o processo de implantação.
Desafios da automação de processos robóticos
São muitos os desafios quando sua empresa opta pela adoção de automação de processos robóticos, mas não há nada que não possa ser resolvido com a contratação de profissionais qualificados e que tenham os produtos e serviços certos para gerenciamento do seu negócio.
Um dos maiores desafios é enfrentar a barreira do medo! A cada ano, as empresas precisam aderir a sistemas RPA para que seu negócio cresça e continue no páreo contra a concorrência.
É verdade que o uso de machine learning e outras formas de inteligência artificial pode causar uma certa desconfiança, mas quando você começa a utilizar aplicativos robôs, você consegue perceber os benefícios do seu uso.
Um outro desafio, é que nem todas as empresas do mercado estão dispostas a personalizar o seu sistema, para que você melhor use por parte das suas empresas e dos seus colaboradores.
O uso de RPA exige muita organização e disposição no período de implementação e para isso, é necessário pessoal capacitado, e este seja talvez um dos maiores desafios em contratar um software de gestão empresarial integrada aliado a um aplicativo robô.
Desafios enfrentados, entenda agora os 3 principais benefícios de aderir a automação robótica de processos em sua empresa.
3 benefícios da automação robótica de processos nas empresas
Os benefícios ao implementar um sistema de automação robótica de processos são inúmeros, mas aqui foram selecionados os 3 que mais se sobressaem e que de alguma forma, representam as melhorias sentidas nas empresas.
Aumento da produtividade
Com o uso ostensivo de um sistema de gestão integrada que faz uso de automação robótica de processos, você poderá aumentar a sua produtividade, enquanto obtém a otimização do tempo na sua empresa.
Esses processos automatizados pelos robôs, permitem que além de você conseguir gerenciar várias informações de forma organizada e você também tem acesso a informações administrativas basicamente em tempo real.
Ë possível que com alguns cliques você obtenha relatórios sobre estoque, pagamento de boletos ou gerenciamento de pessoas. mantém os dados em nuvens
Redução de custos
A redução de custos é basicamente inevitável, pois quando você começa a automatizar os processos na sua empresa, e reduz a possibilidade de erros, então, os seus custos também tendem a serem reduzidos.
Basicamente, é essencial que seus funcionários estejam capacitados para utilizar ferramentas de RPA, e outras tecnologias, para que o trabalho humano, aliado ao trabalho dos robôs, possa ser o mais integrado possível.
Segurança dos dados
Um benefício está vinculado ao outro e aqui com a segurança dos dados não é diferente. Com as informações livres de manipulação humana, a possibilidade de erros, ou de alterações indevidas é bastante satisfatória.
Muitas empresas que vendem programas de RPA armazenam os dados em nuvens, para que sejam mantidos em segurança e tanto de ataques cibernéticos, quanto de perda de informações.
Além disso, a manutenção dos dados em nuvem, faz com que a empresa não precise de máquinas caras para ter suas informações armazenadas no local, podendo investir esse valor em outros projetos da empresa.
Para saber mais sobre o RPA e como ele pode te ajudar na sua operação, clique aqui e conheça a nossa ferramenta, nosso time está pronto para te ajudar a avaliar a melhor forma de implementá-lo.