Se você já ouviu falar sobre, mas ainda não conhece muito bem o que é IoT, este é o seu momento! Vamos te explicar como funciona a tecnologia por trás daqueles vídeos que pareciam hiper futuristas onde a conexão vai do celular à geladeira, da geladeira ao mercado e do seu relógio para o seu carro.
Vamos nessa?
o que você vai ver neste post?
- O que é IoT?
- Como funciona a IoT?
- Como funciona a IoT industrial?
- Qual é o impacto da IoT?
o que é IoT?
IoT é a sigla para internet of things (ou internet das coisas, em português) e nada mais é do que o conceito aplicado aos dispositivos físicos conectados às tecnologias capazes de trocar dados com outros dispositivos e sistemas on-line.
Por exemplo, a conexão que a Alexa ou a Siri possuem com o seu smartwatch ou com o sistema de som da sua casa, talvez até com a sua geladeira (se ela for uma geladeira inteligente).
O grande objetivo por trás da IoT é integrar dispositivos para facilitar o dia a dia de forma prática e inteligente.
Mas engana-se quem pensa que é uma tecnologia muito nova. O conceito pode até ser considerado recente, mas a integração não é, existem registros de sensores e processadores sendo adicionados gradualmente em diversos objetos desde 1990 por profissionais da área de computação. Ou seja, o conceito, que tem sido tão discutido hoje, já é utilizado há mais de 20 anos.
O que mudou com o passar dos anos é que com a modernização das tecnologias envolvidas no processo, como o acesso a chips mais baratos, bem como a internet cada vez mais rápida, ficou mais fácil realizar as integrações necessárias com os mais diversos dispositivos.
Essas evoluções foram responsáveis pelos tipos de IoT, por exemplo. Hoje, é possível utilizá-la tanto em casa quanto na indústria e empresas de todos os tamanhos.
como funciona a IoT?
De forma bem simplificada, a IoT funciona com um objeto físico (como celulares, computadores, televisores, máquinas industriais e outros) trocando dados em tempo real com sistemas, como os dispositivos inteligentes.
Na prática, esses dispositivos coletam e armazenam dados internamente e transmitem essas informações via conexão on-line a outras redes. Ou seja, as máquinas conversam entre si, nutrindo os sistemas próprios e oferecendo as soluções necessárias para o usuário.
Essa conversa entre máquinas permite que os sistemas sejam autofuncionais e não dependam da intervenção humana para funcionar.
Você já deve ter visto aqueles filmes futuristas onde a pessoa acorda e tem o celular integrado com a luz do banheiro, com a geladeira, cafeteira, carro e até com o escritório. Mas a verdade é que a IoT não foi desenvolvida só para facilitar o dia a dia em casa, ela vai muito além disso.
A IoT é uma das tecnologias mais importantes do século XXI, isso porque essa conexão de objetos com a internet reduziu ainda mais a distância entre as pessoas. Empresas que usam IoT conseguem reduzir consideravelmente o tempo tomado em processos de naturezas diversas, melhorou significativamente a coleta de dados e o monitoramento de processos sem a interferência humana.
Bom, levando em consideração que vivemos na era da tecnologia e do digital, esse trabalho em conjunto é essencial para empresas que querem otimizar processos e reduzir os trabalhos repetitivos realizados pelo time, não é verdade?
como funciona a IoT industrial?
Como o próprio nome já diz, a IoT industrial tem o foco em usar a integração para ambientes industriais como o varejo, área da saúde, manufatura, agricultura… Toda e qualquer área que queira ter mais eficiência no controle de máquinas e equipamentos.
Uma das grandes vantagens da IoT na indústria, sem dúvida alguma, é o acesso em tempo real a dados de processos que podem ser melhorados. A tecnologia por trás da IoT industrial é preparada para transformar dados em insights instantâneos sobre toda a cadeia produtiva, bem como da parte logística e gerenciamento de suprimentos.
Esse fácil acesso ajuda a reduzir significativamente os custos, aumentar de forma igualmente significativa a produtividade da sua operação e gerar maior valor agregado aos serviços oferecidos dada a agilidade de conexão entre o físico e o on-line.
Pense que, com o uso da IoT, você pode estar em São Paulo e gerenciar um maquinário no Acre. Inclusive, entre as novas tecnologias que colaboram para que a IoT seja ainda mais eficiente, não podemos deixar de citar o uso da tecnologia 5G no Brasil (e no mundo).
O 5G é um benefício direto para a IoT, dada a agilidade de conexão 100x maior do que temos hoje nos dados móveis, menor tempo de resposta e uma conexão com mais dispositivos em uma antena única. Isso significa: maior agilidade = maior conexão.
qual é o impacto da IoT?
Altíssimo! Quando usamos a inteligência artificial junto às tecnologias IoT, o poder de impacto pode literalmente mudar a forma como inúmeras coisas são feitas e isso vai muito além dos smartwatches que nos ajudam a monitorar a nossa saúde com um dispositivo no pulso.
A IoT pode (e vai) mudar radicalmente diversas áreas da sociedade. Ela pode inclusive dar espaço para novos modelos de negócios exclusivos com foco em conexão e segurança de dados (a cibersegurança é essencial quando falamos em dados).
A IoT gera impacto para nós – como pessoas físicas, para a natureza – com o monitoramento através da captação de imagens, para a área da saúde – com a possibilidade de acompanhar os pacientes à distância e saber exatamente quando algo estiver fora do comum e até na gestão de cidades inteligentes – a IoT pode ajudar a trazer maior fluidez para o trânsito conectando semáforos com carros autônomos e GPS por exemplo.
Já deu para notar que a IoT e o 5G juntos têm um poder tecnológico imensurável, não é verdade?
Por isso é tão importante entender como você pode e deve usar a tecnologia para alavancar o seu negócio. Para isso, é essencial entender mais sobre elas e sobre a forma como elas impactam o seu dia a dia.
Inclusive, que tal aprender mais sobre o 5G? Ele já está mudando muitas coisas, mas será que impactará somente a velocidade da internet? Como que o 5G tem mudado o mundo dos negócios e a indústria como um todo? Quais serão as áreas mais impactadas por ele?
Falamos destas e de outras informações sobre o 5G neste e-book gratuito que disponibilizamos no nosso site! Para baixar, clique aqui.
Até a próxima!